PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) iniciou suas atividades na Escola Municipal no último dia 25 de agosto.  O responsável pelo programa é o cabo Carlos Sonaglio que semanalmente ministra as aulas na turma do 5º ano, somando um total de 26 alunos. Também na Escola Estadual Professora Antonia Gasino de Freitas iniciou neste dia 18 de setembro o trabalho com mais 53 alunos das turmas do 6º e 7º ano, sendo os responsáveis os policiais militares Sonaglio e Féo.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como sua missão primeira a de educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.

O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físico-psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.

A Secretaria de Educação e Cultura sempre será parceira em programas  de combate a Violência e a Resistência as Droga.