Campanhas contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo.

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará no período de 8 a 28 de novembro, as Campanhas contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo, tendo como dias de divulgação e mobilização nacional os sábados do dia 8 e 22 de novembro. Assim procedendo a Unidade Básica de Saúde deste município estará aberta nestas datas das 8 horas da manhã até as 17 horas da tarde.

 O Brasil realiza, em 2014, o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990 e todas as ações devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, esta Campanha de Vacinação tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente.

Com relação à Campanha de Seguimento contra o Sarampo, esta estratégia tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e da rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

A população alvo para a campanha contra a poliomielite são as crianças a partir 6 meses de idade até quatro anos 11 meses e 29 dias, e para a campanha de seguimento são  as crianças a partir de 1 ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta prevista a ser alcançada de cobertura vacinal em cada campanha é de 100% das crianças do município.