Avaliação do PMAQ

O Ministério da Saúde quer melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.

Foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), criado em 2011. Ao todo foram entrevistadas 16.127 equipes que trabalham em 15.095 UBS e mais de 65 mil cidadãos.

A avaliação do PMAQ da Unidade Básica de Saúde de Lajeado Grande ficou classificada como acima da média nacional, assim sendo a equipe irá receber R$ 10.000,00 mensais para serem aplicados na melhoria da qualidade e acesso do atendimento.

A SECRETARIA DE SAÚDE juntamente com a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL parabeniza toda a equipe pela conquista e agradecem o empenho de todos.