Projeto Contação de História

A Contação de Histórias inspira a fantasia, a imaginação, o lúdico e pode ser um meio valioso no desenvolvimento das práticas educativas como parte integrante da formação de novos leitores. O projeto de Contação de Histórias será realizado semanalmente com os alunos da  Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A metodologia de Contação de Histórias tem como objetivo formar crianças leitoras e produtoras de textos, criar condições de aprendizagem para que a leitura e escrita sejam prazerosas, melhorando significativamente a qualidade e a equidade da aprendizagem. Nesse sentido, no momento da contação de histórias são utilizados diversos recursos pedagógicos como: fantoches, dedoches, fantasias, músicas, vídeos e outros. Além disso, são utilizadas outras estratégias.

Este trabalho quer estimular a criatividade, a imaginação; desenvolver a linguagem oral, escrita e visual; incentivar o prazer pela leitura promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo, pois é ouvindo histórias que se podem sentir vários tipos de emoções e sensações como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, alegria e aos poucos aprender a lidar com elas. É através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de se, viajar no mundo da imaginação.

Projeto este desenvolvido pela estagiária Fernanda Trevisan.