Inicia a Vacinação contra a Influenza (gripe) H1N1 no município de Lajeado Grande

Prefeito Municipal Sr Valmir Locatelli, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde do município Sra. Inelve Tereza Maraschin Dierings fazem um chamamento especial à população, para o Dia do Início da Vacinação contra a Influenza (gripe) H1N1 no município que será iniciada no dia 25 de maio do corrente no horário de expediente da Unidade Sanitária do município durante o período de um mês. No sábado subseqüente, dia 30 de maio, faremos um dia especial dedicado a imunização para toda a população Lajeado Grandense.

As doses da vacina foram licitadas e adquiridas com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de reduzir, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza.

Neste ano de 2015 a imunização será realizada após o término das doses aplicadas na população-alvo que o Ministério da Saúde preconizou, formada por oito grupos: crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes (independente da idade gestacional), puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais de idade, indígenas, trabalhadores de Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e população privada de liberdade e funcionários.

Em Lajeado Grande a meta é imunizar 100% da população que reside no município, o que representa aproximadamente 1.490habitantes.

A secretária de Saúde destacou a importância do lançamento da campanha neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe. Por isso é importante que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha, assim procedendo, quando chegar o inverno estarão todas protegidas.