A Cidade de Lajeado Grande está entre as 204 cidades de Santa Catarina confirmadas para o Dia do Desafio 2015

O Dia do Desafio teve origem no Canadá, em 1983, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. Coordenado pelo SESC/SP, desde 1995, e Santa Catarina em 1997, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association dos International Sport for All), e conta com o apoio da ISCA – Intenational Spot and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior o número de cidades.

O SESC em Santa Catarina vai mobilizar 70% dos municípios catarinenses na 21ª edição do Dia do Desafio. A Instituição registrou a participação de 204 cidades no evento, que acontece em 27 de maio, tendo um acréscimo de 18 municípios em relação ao ano passado. Em 2014, mais de 47 milhões de pessoas foram mobilizadas a favor de um estilo de vida mais ativo e muitas cidades foram beneficiadas, tanto em melhorias de instalações públicas quanto no entendimento da população sobre a importância de uma vida ativa. Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto” pessoas de todo o continente americano se reunirão para um dia em prol da prática de exercícios físico.

Nos municípios de Santa Catarina, pretende-se propagar boas práticas relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e criar um movimento de redes comunitárias, envolvendo poderes públicos, instituições privadas, terceiro setor e cidadãos construindo parcerias para mobilizar os participantes da sua cidade, objetivando a multiplicação de ações e o desenvolvimento das comunidades.

Lançamento Regional e Lançamento Estadual

O Lançamento Regional ocorreu no SESC em Chapecó, no dia 07 de maio. O Lançamento Estadual aconteceu nas dependências do SESC Pousada Rural de Lages, no dia 21 de maio e teve a participação do atleta e medalhista paraolímpico Clodoaldo Silva. Integrou ainda a programação a palestra motivacional “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. Este é o tema da palestra ministrada pelo Prof. Steven Dubner, que é considerada uma das 10 melhores palestras do Brasil, segundo os maiores empresários e Associações na área de RH. Nessa palestra é traçado um paralelo com o esporte adaptado para pessoas com deficiência e o desafio dos negócios, estratégia, gerenciamento de dificuldades, superação e trabalho em equipe. Afinal, nos dias de hoje, precisamos estar aptos a enfrentar desafios, tomar decisões importantes e enxergar oportunidades. Para que um indivíduo dê o melhor de si em todas as suas ações na vida, é preciso que ele esteja motivado e consiga superar-se sempre.

O Prof. Steven Dubner é um dos fundadores da ADD – Associação Desportiva para Deficientes. O professor foi técnico da seleção brasileira em várias modalidades, trabalhou e competiu em diversos países da América, Europa, Ásia e a África. Atuou também junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas e participou de diversas Paraolimpíadas.

Fizeram-se presentes no Lançamento Regional em Chapecó e Lançamento Estadual em Lages o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Davi Carlos Smieski e o Coordenador Municipal do Dia do Desafio, Lidomar Ribeiro.

Sobre o Dia do Desafio

No dia 12 de maio foram formadas as parcerias de cidades que competirão entre si, por meio de sorteio eletrônico.O resultado do sorteio ficou assim, a cidade de Lajeado Grande – SC  com 1.490 habitantes contra a cidade de Picada Café – RS com 5.182 habitantes. Desde 2011 o Município de Lajeado Grande adere a este movimento e proporciona acesso a sua população a atividades que promovam o cuidado com a saúde e aumento da qualidade de vida.

Convidamos toda população em geral para participar deste grandioso evento que será realizado na cidade de Lajeado Grande – SC, onde ocorrerá na última quarta-feira do mês de maio (27/05/2015) a partir das 00h. Trata-se de uma mobilização pela prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, buscamos assim despertar o interesse da população para adesão de hábitos saudáveis.

Nesta data, pessoas de todas as idades participam de uma competição amigável entre cidades tendo como foco a prática da atividade física. Vencerá o município que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.