Secretaria de Saúde promove reunião para tratar de nova vacina HPV

Na sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Lajeado Grande, reuniu, para uma importante reunião, os pais das meninas Lajeado grandenses, que se encaixam na faixa etária, entre, 11 e 13 anos de idade, para debaterem, referente, a nova vacina implantada no calendário vacinal neste ano de 2014, HPV (Papiloma Vírus Humano). A vacina visa prevenir o câncer de colo de útero.
No encontro a Doutora Loriane Pelegrini Rodrigues Piva, que atua na Unidade de Saúde do Município, dialogou, com os responsáveis pelas meninas, bem informando, os procedimentos necessários. “A vacina não previne 100%, entretanto, previne os vírus mais gravitacionais, diminuindo, a chance, das vacinadas terem câncer de colo de útero”, frisou a Doutora.
A primeira dose se realizará no mês de março, onde será efetuada, nas Escolas. Já a segunda dose dar-se-ia daqui a seis meses (setembro) e a última dose, num intervalo de tempo de 5 anos.
Loriane ainda salientou que, “é importante a conversa, entre, pais e filhas desde já, se tratando, do assunto, relações sexuais, pois, com o advento das novas tecnologias, a internet, televisão, dentre outros, meios comunicacionais, cada vez mais, vem induzindo os jovens ao sexo. E é importante, os responsáveis terem mente aberta, a ponto de evoluir o modo de pensar no assunto e manter as filhas informadas”.

Assessora de Imprensa – Renata Maraschin