Meio Ambiente

Na Semana do meio ambiente a Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz realizou trabalhos de conscientização com os alunos sobre a importância de refletir sobre a preservação da reciclagem e coletas de pilhas e baterias com os alunos da rede municipal. A preocupação da Unidade Escolar é de garantir que futuras gerações tenham um ar mais puro, lixos reciclados podendo ser reaproveitados e evitar a contaminação do solo.

Os trabalhos iniciaram com as crianças, levando-os a conhecer os perigos causados pela má separação do lixo.

Na Escola encontra-se um lixo para o recolhimento das pilhas e baterias que serão levadas até a AMAI e em seguida eles farão o destino correto.

Os alunos de 2º ao 5º ano tiveram a oportunidade de ir até a cidade de  Xanxerê conhecer o Aterro Sanitário da Continental, empresa essa que faz a coleta do lixo em nosso município duas vezes por semana.

Sentimos a necessidade de levar as crianças para conhecer a realidade para  que eles comecem a cobrar em casa de seus pais um trabalho de conscientização e lá  puderam ver a importância da separação. O passeio foi muito importante, os alunos questionaram muito o responsável pela empresa o Sr.Osnir com perguntas importantíssimas sobre a fiscalização ambiental, FATMA, IBAMA, como são exigidas as leis, quantos municípios eles atendem, quanto por cento é perdido devido à má separação do lixo, as mudanças das leis ambientais o que elas estão contribuindo.

Retornando a Unidade Escolar houve discussão e análise dos riscos a saúde humana que o lixo pode provocar.