LAJEADO GRANDE ELABORA ROTA DA OVELHA

ir uma atividade econômica em ascensão – a ovinocultura – com as belezas naturais, as características das propriedades rurais e a hospitalidade da comunidade. Com esse propósito a Administração Municipal de Lajeado Grande, iniciou neste ano a elaboração de uma rota turística – a Rota da Ovelha. A iniciativa faz parte da vertical estratégica na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

A intenção do Poder Público é reconhecer sua essência no turismo, qualificar a oferta turística, formatar novos atrativos aos visitantes, valorizar os empreendimentos locais, divulgar o potencial do território nesse segmento, promover o desenvolvimento e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos munícipes.

De acordo com a diretora de Administração, Talya Caregnatto, os trabalhos de planejamento do turismo iniciaram em 2021, com a identificação dos potenciais a serem trabalhados, do projeto de identidade turística e arquitetônica e o posicionamento estratégico. “Neste ano o foco é formatar a Rota da Ovelha, com visitação em algumas propriedades rurais, contato com os animais e o acolhimento que o campo proporciona. Toda essa estruturação está em desenvolvimento, mas acreditamos que até agosto esteja disponível para visitação”, adianta.

Outro atrativo aos turistas será a gastronomia com pratos à base de carne de ovelha. Talya antecipa que uma das propriedades, que fará parte da rota, elaborou o carré crioulo. O prato é composto por um carré de cordeiro assado na parrilla e temperado com sal e alecrim. Para acompanhar uma redução de amoras pretas flambadas na cachaça, um purê de cabotiá com manteiga e um mix de folhas e mini tomates italianos orgânicos. Todos os ingredientes utilizados no preparo são produzidos em Lajeado Grande.

Para a qualificação das propriedades da rota de turismo rural, segundo Talya, serão realizadas visitas técnicas e transmitidas orientações sobre atendimento ao público e como desenvolver a produção associada ao turismo com foco no produto e na apresentação. “Capacitaremos os atores locais (pessoas públicas, do ambiente privado e da sociedade civil organizada) e criaremos mecanismos de incentivo ao empreendedorismo, à inovação e ao turismo”, analisa.

Segundo o prefeito Anderson Elias Bianchi o município é um dos maiores produtores de leite de ovelha de Santa Catarina e tem o maior plantel no comparativo com o índice populacional. “A ovinocultura é uma atividade econômica importante para Lajeado Grande, que apresenta indicadores positivos ao longo dos anos. A atividade associada ao turismo só trará melhores resultados”, observa.