Instalação da unidade móvel viver saúde em Lajeado Grande

O projeto é em parceria com a Secretaria Municipal de educação, assistência social e saúde de Lajeado Grande, o SESC viver saúde iniciou sua atuação no dia 1º de setembro, e aqui permanecerá até o dia 30 de setembro. Ao longo deste período, realizará atividades educativas em escolas, instituições e demais espaços de interesse público. O serviço social do comércio de Santa Catarina integra o sistema fecomércio Santa Catarina, e como entidade privada sem fins lucrativos tem entre seus objetivos a promoção do bem estar dos comerciários, familiares, e comunidade catarinense, por meio de ações e serviços de amplo alcance social e educativo.

O programa de saúde do SESC contempla ações de promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde da população. A diretriz básica do SESC é a de um trabalho eminentemente educativo, que permeie direta ou indiretamente todas as atividades e serviços desenvolvidos.

O viver saúde é um projeto pioneiro do SESC em Santa Catarina trata-se de uma unidade móvel composta de um acervo temático sobre saúde e cidadania. Seu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, por meio do desenvolvimento de ações de promoção da saúde, que buscam a participação comunitária e sua autonomia.

Sua realização se dá a partir de parceria com a prefeitura municipal, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas. Seu acervo conta com DVDS educativos, folders, álbuns, jogos, banners, cartilhas e folhetos que permitem a realização de vivências, dinâmicas de grupo, cursos, oficinas, palestras e debates com os mais variados públicos. O projeto possui duas unidades móveis, sendo uma baseada em Xanxerê, e atendendo à região oeste do estado, e a outra baseada em Canoinhas, que atende às demais regiões.