A primeira denominação dada à localidade foi Pesqueiro, e posteriormente passou a se denominar Lajeado Grande. A origem do nome é a de que existiam muitas lajes no leito do rio hoje Rio Lajeado – onde os primeiros moradores passavam em busca de novas terras. Tem-se que o nome do povoado foi dado por Luiz Lunardi, um dos pioneiros.
O primeiro morador foi Francisco Oliveira da Silva (popular Chiquinho), que nasceu em 4 de julho de 1886, tendo chegado aqui por volta de 1918, juntamente com sua esposa e dois filhos. Naquela época em Chapecó havia 4 ranchos. Francisco foi o primeiro comprador das terras da colonização Lunardi. Ao chegar em Xaxim, ele encontrou algumas taperas caídas, percebendo que os ranchos eram construídos uns distantes dos outros, e onde viviam alguns caboclos conhecidos por “Teles, Arruda, Camargo e Topázio, etc.”, sendo uns posseiros e os demais que ganharam lotes dos militares. Aliás, as terras eram do governo, que mais tarde cedeu-as por concessão à Cia. Bertazzo & Maia Ltda, e essa empresa posteriormente transferiu a concessão para os Irmãos Lunardi.
As atividades eram a abertura de picadas que se prolongaram até Marema e às encostas do Rio Chapecó. No inverno cultivavam as ervas nativas, que eram transportadas num cargueiro até Joaçaba, enquanto que no verão plantavam para o sustento. A partir do início da década de 20 começaram a chegar outras famílias oriundas do Rio Grande do Sul, as quais migravam em busca de melhores condições de vida, terras férteis para que pudessem expandir seus negócios e assim poder legar algo aos seus descendentes.Fincados na religiosidade própria dos imigrantes italianos, os colonizadores trataram de construir sua capela, em honra de Santo Antônio. Posteriormente, em 1950 foi edificada uma nova, agora bem maior que a primeira, para, à partir de 1955, chegarem as Irmãs Catequistas Franciscanas.
A construção da atual Igreja Matriz foi iniciada em 1959, e inaugurada em 1962. Lajeado Grande foi elevado à categoria de Distrito, através Resolução n. 376/58, de 12 de dezembro de 1958. Em 20 de julho de 1990 deu-se início ao movimento pró-emancipação do Distrito, sob a coordenação do então vereador Antônio Carlos Mattiello e a participação de toda a comunidade. E a emancipação ocorreu no mesmo ano, por decisão da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, cuja Lei n. 8.478 foi sancionada em 12 de dezembro de1991.
Prefeitos e Vice-Prefeitos eleitos:
Prefeito: Antonio Carlos Matiello Vice Prefeito: Sergio Oselame Gestão:1993 à 1996 |
Prefeito: Noeli José Dal Magro Vice Prefeito: Zeno Jairo Zmijevski Gestão: 2001 à 2004 |
Prefeito: Sergio Oselame Vice Prefeito: Valdecir Luiz Siviero Gestão: 1997 à 2000 |
Prefeito: Noeli José Dal Magro Vice Prefeito: Zeno Jairo Zmijevski Gestão: 2005 à 2008 |
Prefeito: Zeno Jairo Zmijevski Vice Prefeito: Lenoir Chenet Gestão: 2009 à 2012 | Prefeito: Valmir Locatelli Vice Prefeito: Ronei Antonio Dal Magro Gestão: 2013 à 2016. |
Prefeito: Noeli José Dal Magro Vice Prefeito: Rodrigo Barela Gestão: 2017 à 2020. | Prefeito: Anderson Elias Biachi Vice Prefeito: Ivan José Baggio Gestão:2021 à 2024. |