LAJEADO GRANDE ALERTA PARA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

LAJEADO GRANDE ALERTA PARA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Por Renata Maraschin

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a febre amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, endêmica e enzoótica nas florestas tropicais das Américas e da África, podendo causar surtos esporádicos ou epidemias com impacto para saúde pública.

A transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados, não havendo transmissão direta de pessoa para pessoa.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

O quadro clínico típico da doença caracteriza-se por manifestações de insuficiência hepática e renal, tendo em geral apresentação bifásica caracteriza-se por manifestações de insuficiência hepática e renal, tendo em geral apresentação bifásica, com um período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico. O período prodrômico dura cerca de 3 dias, tem início súbito e sintomas inespecíficos como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Dura poucas horas, no máximo um a dois dias.

A indicação da vacina contra a febre amarela é para pessoas de a partir dos 9 meses até os 60 anos de idade. Após os 60 anos de idade só serão vacinados quem obtiver prescrição médica.

Gestantes e quem estiverem amamentando não podem ser imunizados neste período.

Esta vacina é disponibilizada na Unidade de Saúde do município em horário de atendimento normal, turno matutino das 07h30min às 11h30min e no turno vespertino das 13h00min às 17h00min.

A partir do momento em que a pessoa é vacinada, somente, após 10 anos a mesma deverá retornar para fazer um reforço da vacina.

É importante destacar que a vacina contra a febre amarela em Lajeado Grande é realizada somente nas quartas-feiras ou conforme agendamento pelo telefone 3355-0044.

De acordo com a Equipe de enfermagem de Lajeado Grande, boa parte da população está vacinada, porém, o ideal é que já tivesse sido vacinado 95% da população, uma vez que a área do município é endêmica para febre amarela.

O alerta vem também, uma vez que, teve caso em Chapecó importado e em Minas Gerais também teve caso. Os motoristas que trafegam de cidade para cidade podem ser o principal alvo.