Lajeado Grande terá 100% da população imunizada contra a gripe H1N1 neste ano

Atendendo requerimento da Câmara  Municipal de Vereadores de Lajeado Grande a Administração adquiriu a vacina da gripe H1N1 para imunizar toda a população do município.

Segundo a vereadora autora do requerimento a população merece receber gratuitamente a vacina, “também vejo a prevenção como um investimento diminuindo os gastos com tratamentos deste vírus, visando melhor qualidade de vida. Agradeço a Administração Municipal por atender ao pedido desta Casa Legislativa”.

As doses da vacina foram adquiridas com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelos vírus da Influenza.

Em Lajeado Grande a meta é imunizar 100% da população que reside no Município o que representa aproximadamente 1490 habitantes.

A Secretaria Municipal de Saúde faz chamamento especial à população, para a vacinação contra a Influenza (gripe) H1N1 no Município, que será iniciado no dia 12 de maio do corrente das 08:00 às 17:00 horas na Unidade de Saúde do Município  e durante todo o mês será realizada a vacinação das segundas as sextas-feiras.  Nos dois sábados subseqüentes, dia 17 e 24 de maio, serão dias dedicados a imunização de toda a população Lajeado -Grandense.

A Secretária de Saúde destacou a importância do lançamento da campanha neste período que antecede o inverno, estação mais propicia para a gripe. “A criação de anticorpos ocorre entre duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso é importante que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno estarão todas protegidas”.  Ela explicou ainda que: “a equipe de saúde esta preparada para atender a toda a população e que todo o recurso que se  investe em prevenção retorna à sociedade, seja na melhoria da qualidade de vida da população ou na diminuição dos casos graves de doenças, internações entre outros”.

A equipe de Saúde do município fez algumas recomendações para prevenção da gripe: “é importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos e sempre  manter os ambientes arejados”. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as que são integrantes de grupos vulneráveis as complicações- devem procurar imediatamente o medico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor de garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. A gripe também é mais severa em pacientes imunodeprimidos, e por isso a imunização deve ser feita todo ano.

A vacina contra a gripe é uma vacina inativada e atualmente recomendada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade( universalização da vacina), incluindo pessoas saudáveis e com condições médicas crônicas. Esta decisão esta baseada na certeza de que a vacina contra a Influenza é segura e eficaz, com potencial beneficio para todas as idades.

Assessora de Imprensa- Renata Maraschin