Campanha de imunização da Hepatite B.

Iniciou no dia 26/07 a campanha de vacinação contra a Hepatite B em Lajeado Grande que se estenderá até o dia 02/08/2014. Devem tomar à vacina as crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos com até 49 anos, sendo que crianças menores de um ano fazem a vacina pelo calendário básico.  A vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, foram registrados cerca de 120 mil casos de hepatite B em todo o País no ano de 2013, sendo que 31,6% (37.920) do total ocorreram na região Sul. Em relação à hepatite C, para a qual não há vacina, foram registrados 82 mil casos no País, dos quais 18.286 na região Sul. Como os maiores índices desta doença estão presentes na região Sul do país é muito importante esta imunização.

Segundo a Secretária de Saúde, quem desejar se proteger da hepatite B pode procurar a unidade de saúde durante todo o ano, porém, neste período, a meta é conscientizar sobre a importância da vacina e os perigos da doença para a população.