CAPACITAÇÃO DA REDE DE ATENDIMENTO SOBRE A ESCUTA ESPONTÂNEA E ESCUTA ESPECIAL.

No dia 09 de agosto às 18h, nas dependências do Ginásio de Esportes Municipal aconteceu capacitação para toda rede de proteção do município. A capacitação foi ofertada pelo conselho municipal dos direitos da criança e adolescente juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O tema da palestra foi: LEI Nº 13.431, DE 4 DE ABRIL DE 2017, ESCUTA ESPECIALIZADA E DO DEPOIMENTO ESPECIAL, ministrada pelo palestrante Sr. Antonio Curioni.
A lei 13.431/2017, que alterou o estatuto da criança e do adolescente, estabeleceu o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e trouxe artigos que regulamentam a forma pela qual as crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidos, quais sejam: a escuta especializada e o depoimento especial.
Participaram desta capacitação, profissionais da política de saúde, educação municipal e estadual, assistência social, e conselho tutelar, ao todo 97 profissionais do município foram capacitados.
Portanto se faz necessário capacitar todos que entrarão em contato com essa criança e adolescente vítima de abuso; visando captar o máximo de informações possíveis, humanizando o atendimento e o acolhimento; e evitando que a mesma reviva o abuso, o trauma, a sensação de medo e impotência sentidos no ato do abuso.
O conselho de direitos da criança e adolescente CMDCA, através de sua presidente Franciele Baggio Biffi e a secretaria Municipal de Assistência Social senhora Eliandra C. Oliveira da Silva agrade a participação de todos e em especial a Administração Municipal pelo apoio em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes.