O MUNICÍPIO DE LAJEADO GRANDE ADERE O PROJETO RONDON DA UDESC. 

Administrativo Municipal, o Prefeito Anderson Bianchi aderiu ao Projeto Rondon – O Núcleo Extensionista Rondon da UDESC – NER/UDESC. 
O Projeto possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do estado de Santa Catarina, bem como, do país, na busca do desenvolvimento regional e nacional.
O Projeto Rondon contribui com os municípios catarinenses em diversos cenários: identifica os segmentos prioritários para o desenvolvimento local; analisa as competências e promove a interação dos cidadãos na busca de soluções que contribuam com a sustentabilidade social da região; fomenta a formação continuada de gestores, agentes de saúde, conselheiros, representantes sociais e educadores, numa perspectiva emancipatória e de direitos humanos; estimula a participação da comunidade em geral à participação na cultura local, visando seu desenvolvimento; além de ampliar as possibilidades de oportunidades de trabalho e renda através da cultura local. 
O projeto foi apresentado ao Município pelos servidores da UDESC, Sr. Donizete de Souza Bittencourt, Sr. Matheus Rodrigo e Sr. Machado Darlan Siqueira.