Projetos idealizados pela Secretaria de Educação

Na última sexta-feira (14), o Prefeito Municipal de Lajeado Grande/SC, Anderson Elias Bianchi, encaminhou uma equipe de profissionais da educação até o Município de Vargeão/SC, juntamente com a Secretária da Educação, Sra. Suiana Pagliari, com o intuito de conhecer os projetos idealizados pela Secretaria de Educação, voltados para a promoção de saúde mental nas escolas.
A equipe foi recepcionada pelo Prefeito de Vargeão Sr. Volmir Felipe, pelo Vice-Prefeito Sr. Celso Gubert, pela Secretária de Educação Sra. Carmen Raymundi, pela psicóloga escolar Sr. Pricila Tobias e pelo demais profissionais envolvidos no andamento dos projetos desenvolvidos no município.
O projeto “Cuidando de quem cuida” tornou-se referência em Santa Catarina, foi apresentado em Brasília à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do Ministério da Educação (MEC) e na ALESC, conquistou o primeiro lugar na Ação Destaque da editora Opet, parceria do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE) e também presente no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC) em Florianópolis.
O projeto, que está sendo introduzido nos municípios da região da AMAI, busca criar ambientes que proporcionem o cuidado socioemocional, com o desenvolvimento de ações para os profissionais na área da educação, como ginástica laboral, meditação, yoga, auriculoterapia, momento de escuta e acolhimento com uma psicóloga entre outras estratégias de cuidado com a saúde mental e psicológica desses profissionais, para melhor atender aos alunos. Sua implementação ocorreu em 2021 com o retorno às aulas presenciais após a pandemia da Covid-19, seus esforços trouxeram resultados admiráveis, com impacto significativo no ambiente de trabalho e no contexto escolar como um todo.